quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Segunda etapa do Água para Todos vai atender cerca de cinco milhões de baianos

Os investimentos de R$ 3,7 bilhões destinados à segunda fase do Programa Água para Todos beneficiarão 4,785 milhões de baianos até 2014. São R$ 700 milhões a mais em relação à primeira, aplicados para o acesso à água de qualidade. Lançada, nesta segunda-feira (19), no Centro de Convenções de Salvador, esta etapa visa atender 2,5 milhões de pessoas com abastecimento de água, 2 milhões com esgotamento sanitário e 285 mil com saneamento integrado.

Nos primeiros anos (2007 a 2010) do Água para Todos foram beneficiadas 2,89 milhões de baianos com ligações de água e mais de um milhão com esgotamento sanitário, a maior parte na zona rural e no semiárido.
De acordo com o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira, a previsão é que na segunda fase sejam implantadas 445 mil ligações de água, construídos 1.600 sistemas de abastecimento de água, 100 mil cisternas e perfurar dois mil poços artesianos. Também serão implantadas 400 mil ligações de esgoto, construídos 12 novos sistemas de esgotamento sanitário e implantados 15 mil melhorias sanitárias domiciliares.

Durante a solenidade, o governador Jaques Wagner assinou também ordem de serviço para implantação de 150 poços artesianos em 100 municípios, 200 sistemas simplificados de água em 150 cidades, e a implantação do sistema de esgotamento sanitário de Itaberaba e Ipiau. “A meta principal é continuar atendendo à população baiana com água de qualidade principalmente na zona rural. Na primeira, atendemos dois milhões de baianos, e, nessa segunda, queremos atender ainda mais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário