sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Coletivo Ação Juvenil de Tucano recebe Prêmio da BrazilFoundation
Ao celebrar 10 anos de existência, a BrazilFoundation está desenvolvendo um projeto inovador para pensar o seu futuro e o futuro das organizações que apoia. Por essa razão, ela enxerga que a importância da história e da memória é compreendida e será utilizada não apenas como resgate do passado, mas principalmente como um marco referencial determinante do futuro da Fundação.
.
Em 2011, a BrazilFoundation selecionou 20 organizações já assistidas para novo apoio. O Coletivo de Jovens Ação Juvenil de Tucano (COAJ), da Bahia, foi uma das instituições contempladas, graças aos resultados da experiência do projeto de participação juvenil no orçamento público municipal. Através da parceria iniciada em 2009, o COAJ envolveu 25 municípios dos territórios de identidades do Sisal, Bacia do Jacuipe, Portal do Sertão e Semi-árido Nordeste II, atuando na apresentação de emendas aos orçamentos públicos municipais junto às câmaras de vereadores. O projeto foi executado também em parceria com o Coletivo Regional Juventude e Participação Social (CRJPS) e apoio técnico do Movimento de Organização Comunitária (MOC).
.
O COAJ vai receber R$ 36.000,00 reais e mais a assessoria técnica de consultores especializados da equipe da BrazilFoundation para, durante um ano, desenvolver o registro de sua história e do impacto que o apoio da Fundação tenha ocasionado no COAJ, e assim, reconhecer e sistematizar a metodologia de seu trabalho além de avaliar seus resultados.
A ideia também é dar um retorno a doadores, organizações apoiadas e sociedade em geral e ainda tem como ambição dar uma contribuição para o Terceiro Setor no Brasil. Além disso, o projeto visa ainda gerar novas oportunidades de parcerias e doadores para a Fundação.
.
Para iniciar o processo de seleção, a BrazilFoundation buscou todas as organizações que fazem ou já fizeram parte do seu universo de trabalho. A Fundação conseguiu entrar em contato com 188 das 191 ONGs que já foram apoiadas e um formulário inicial de reconhecimento foi enviado para todas, sendo que 125 responderam.
Entre essas, foram selecionadas 71 projetos que receberam um segundo formulário, mais especificamente direcionado para os objetivos da proposta. Destas 71 foram aprovados 20.
A partir desse acervo de conteúdos, a Fundação terá a possibilidade de analisar, refletir e definir suas ações para os próximos cinco anos. Em 2012, os resultados serão divulgados. Além da publicação de um livro contendo referências históricas e metodológicas sobre a Fundação e organizações por ela apoiadas, estão sendo planejados também seminários e exposições.
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário